martes, 12 de junio de 2012

(Prensa Embratur).- O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino e o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, fizeram uma reunião de trabalho para avaliar formas de intensificar o fluxo turístico entre os dois países. Segundo Dino, a iniciativa é coerente com a aposta da Embratur no turismo intrarregional. "Os destinos que mais recebem turistas no mundo vivem, majoritariamente, de quem viaja distâncias curtas", explica Dino. "Por isso, nossa aposta em mercados emissores próximos, com ainda grande potencial de crescimento".
 
Atualmente, a Venezuela é o 20° país no ranking dos países que mais emitem turistas ao Brasil. Em 2011, entraram 57.261 mil venezuelanos, 11,9% a mais do que 2010 (51.186 mil). "Trabalhando o turismo de fronteira junto às ações de promoção turística do Brasil na Venezuela, é certo que esse país se torne cada vez mais um emissor potencial", disse Dino.
 
Os países vizinhos também são uma aposta da Embratur para os megaeventos. "A similaridade cultural e a facilidade de locomoção por terra faz com que os latino americanos tendam a ser o público preferencial da Copa do Mundo e da Jornada Mundial da Juventude", avalia Dino. O embaixador da Venezuela destacou o aumento recente do interesse por futebol em seu país, o que deve estimular muitos venezuelanos a viajar ao Brasil durante os jogos.
 
Infraestrutura turística
 
Na última semana, em Santa Elena de Uairén (estado Bolívar, fronteira com Roraima), principal porta de entrada turística no país por via terrestre, o governo venezuelano inaugurou um ponto de informação turística no eixo Manaus-Margarita. Na ocasião, o Ministério para o Turismo (Mintur) da Venezuela também promoveu um seminário de sensibilização turística para os funcionários da aduana e outros trabalhadores do setor. A iniciativa promoverá o aumento do fluxo de visitantes vindos de ambos os países. A Embratur esteve presente, representada por Georthon Branquinho, analista de mercado da Coordenação Geral de Mercados Americanos da Embratur.
 
"A iniciativa ressalta a importância da integração e da cooperação entre Brasil e a Venezuela para o desenvolvimento conjunto de ações de fortalecimento do turismo de fronteira entre os nossos países", disse Flávio Dino, presidente da Embratur.  "O nosso país vem trabalhando em conjunto com os países da América do Sul com o objetivo de melhorar o atendimento dado aos turistas que nos visitam", completou Dino.
 
O ministro do turismo venezuelano, Alejandro Fleming, declarou que o Brasil é o segundo emissor de turistas à Venezuela e, por isso, a estratégia focou no fortalecimento da relação com o país vizinho. Fleming afirmou que toda a rota terrestre do Eixo Manaus - Margarita terá sinalização bilíngüe e que, graças às políticas empreendidas por ambas as nações, não é necessário contar com o passaporte para cruzar a fronteira. "Os irmãos brasileiros podem entrar a Venezuela sem passaporte. Qualquer documento de identidade é válido. Igualmente, os venezuelanos podem ir ao Brasil só com a cédula", explicou o ministro, ao realçar o caráter recíproco da medida. (FIN/Prensa Embratur

Brasil e Venezuela investem no turismo de fronteira


Brasilia, 11 de Junio de 2012

 


No hay comentarios:

Publicar un comentario